• Foto do escritorSindagua comunicação

SINDÁGUA-DF INFORMA 25/03: CORONA VÍRUS (COVID-19)

⚠ SINDÁGUA-DF INFORMA: ⚠

Em novas tratativas com a Direção da Caesb, nesta terça-feira, dia 24/3, o sindicato está dando continuidade as medidas referentes a pandemia do Corona Vírus (Covid-19), veio apresentar novas demandas e propostas dos trabalhadores para assegurar as condições mínimas de segurança necessárias para execução de suas atribuições nas unidades de Tratamento de Água/Esgoto (ETE e ETA) e Manutenção, e que foram debatidas com a diretoria aguardando encaminhamento conforme negociado.

Vide medidas abaixo:

1. Permanecer em funcionamento todas as escalas de sobreaviso e prontidão, na qual os trabalhadores(as) estejam sempre à disposição na sua jornada de serviço de forma que possam garantir o acionamento de todas as manutenções.

2. Individualizar a utilização de veículos (carros e caminhões) para evitar o compartilhamento e contaminação dos trabalhadores e que possam recolhê-los o mais próximo de sua residência;

3. Reduzir o contato de trabalhadores(as) Caesbianos e Terceirizados “circulando” nas dependências das ETE’s e ETA’s, visando reduzir o contato entre pessoas;

4. Manter a Escala de Revezamento conforme ACT individualizando os postos de serviço para se evitar o contato, sem acumular postos nas unidades;

5. Evitar os contatos na troca do plantão, além das aglomerações nos refeitórios e vestiários, de forma que o trabalhador saia mais cedo e chegue mais tarde para não ter contaminação e ampliar o funcionamento das lavanderias nas ETE’s;

6. Remanejar, se necessário, os trabalhadores das ETE’s e ETA’s (operadores, técnicos, supervisores, coordenadores e gerentes) entre as unidades operacionais da Caesb, para a preservação do perfeito funcionamento das unidades;

7. Adquirir com a máxima urgência e distribuir os EPI’s e produtos de higienização e esterilização do ambiente de trabalho e dos trabalhadores (roupas e calçados, luvas, máscaras e álcool gel);

8. Suspender do Ponto Eletrônico, com retorno da folha de ponto física individual, mantida em pasta e caneta individuais;

9. Possibilitar o cancelamento e posterior remarcação de férias pelo trabalhador(a), principalmente nas áreas operacionais, de forma facultativa;

10. Aplicar jornada reduzida e alternada aos trabalhadores terceirizados nas unidades da Caesb, com a garantia da manutenção dos empregos e salários dos mesmos;

11. Implementar do Plano Emergencial de Ação da Crise do Covid-19, que será amplamente divulgado, assim que concluído o mais breve possível, o qual irá prever um plano gradual de ações a serem tomadas de acordo com o avanço e/ou retrocesso da pandemia;

Dessa forma, buscamos o reconhecimento e valorização a todos trabalhadores(as), que exercem atividades ligadas diretamente com a saúde pública, no abastecimento da água de qualidade, na qual é essencial à vida e, também com a coleta e o tratamento do esgoto, no qual inclui o esgoto hospitalar.

Portanto, estamos propondo medidas que visam proteger todos os trabalhadores(as) que, neste momento, colocam em risco sua própria saúde e de seus familiares e lutam em prol do bem maior que é abastecer com água de qualidade toda a população do Distrito Federal!

Juntos somos mais fortes!

DIRETORIA COLEGIADA

. UNIDADE . RESITENCIA . LUTA .

1 visualização0 comentário